Piso da enfermagem: advogada explica que profissionais da saúde que já receberam reajuste não poderão ter salário reduzido

Denzel Valiente

Piso da enfermagem: advogada explica que profissionais da saúde que já receberam reajuste não poderão ter salário reduzido
O piso salarial dos profissionais da saúde, sancionado há pouco mais de um mês, foi suspenso neste domingo (4), antes que muitos dos beneficiados tivessem recebido o primeiro salário com o reajuste. A decisão foi tomada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso e tem validade de 60 dias.

Esse é o tempo que as instituições públicas e privadas de saúde tem para esclarecer dúvidas que contemplam os impactos financeiros da lei: se há chance de novas demissões nos hospitais e possível redução na qualidade dos serviços ofertados. Para comentar a repercussão da medida e os possíveis cenários daqui para a frente, o CDN Entrevista, da CDN, entrevistou, nesta segunda-feira (5), a advogada especialista em direito do trabalho Andrea Markus.

Conforme a especialista, a lei aprovada pelo legislativo não prevê os possíveis impactos que podem ser causados pelo aumento dos gastos com a folha de pagamento, tanto de instituições públicas como privadas.

– Dentro do quadro que se apresentou, no impacto financeiro e em termos dos contratos que o Estado e municípios têm com as entidades de saúde, poderia gerar um caos na saúde pública. Então, para poder fazer essa avaliação, ele (ministro Barroso) suspendeu os efeitos da lei, para que possa ser analisado isso e se ter uma segurança de que não vai acabar repercutindo no próprio usuário ou até mesmo nos profissionais. As demissões começaram a acontecer e os hospitais avisaram que não conseguiriam tocar mais as atividades – avalia Andrea.

Leia mais:

Presidente sanciona piso para enfermagem sem reajuste automáticoPiso da enfermagem: sindicatos afirmam que empresas tiveram tempo para se adequar e serão notificadas se descumprirem normasNovo piso salarial deve causar onda de demissões de enfermeiros e técnicos em enfermagem em Santa Maria e EstadoBarroso suspende lei que criou piso salarial para enfermagem por 60 dias

Outro ponto em destaque é de que, com a suspensão da lei, há chances de uma reversão do piso salarial, ou seja, que os profissionais da saúde percam o direito recém adquirido. Para a advogada, a lei pode ser anulada se forem comprovados vícios de origem:

– Embora ele (Barroso) coloque que a reivindicação da categoria é justa, que com certeza os profissionais devem ter um piso, a forma como a lei teve origem não foi adequada. Foi alterada a Constituição justamente para que ela pudesse ter validade, mas isso posteriormente à criação. Há um grande risco dessa lei ser considerada inconstitucional, e se ela for considerada teria que ser feito uma nova legislação sobre o piso.

Profissionais da saúde que já receberam o reajuste salarial devem, em princípio, continuar recebendo o valor atualizado. Isso se deve a lei trabalhista que prevê que um aumento salarial não pode ser revertido.

– Em princípio, quem começou a pagar o valor do piso não poderia retroagir. No momento que é concedido o aumento salarial, ainda que ele tenha base na lei, não se pode voltar atrás. Então, as entidades que fizeram esse pagamento terão que manter.

Quanto a decisão do ministro Barroso, que será levada a plenário nos próximos dias, entende-se que o STF se manifesta apenas em casos onde é provocado. Assim, a judicialização se deve a lacunas no texto promulgado pelo presidente Jair Bolsonaro em 4 de agosto, que podem levar a lei a ser considerada inconstitucional.

Entrevista completa ao CDN Entrevista em 5 de setembro de 2022.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caso Gabriel: Justiça Militar do RS recebe denúncia contra PMs envolvidos Anterior

Caso Gabriel: Justiça Militar do RS recebe denúncia contra PMs envolvidos

Bandas escolares de São Gabriel participa de desfile cívico de Santa Margarida do Sul Próximo

Bandas escolares de São Gabriel participa de desfile cívico de Santa Margarida do Sul

Geral